CERTIFICADO DIGITAL

INFORMAÇÕES
Para o andamento dos serviços digitais feitos através dos portais da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, RECEITA FEDERAL e GDF, a AGENDA necessita de uma PROCURAÇÃO ELETRÔNICA, essas por sua vez somente poderão ser assinadas e OUTORGADAS através de um CERTIFICADO DIGITAL da PESSOA JURÍDICA (e-CNPJ) e em alguns casos da PESSOA FÍSICA (e-CPF) do cliente.

CERTIFICADO DIGITAL

O certificado, na prática, equivale ao CNPJ ou CPF virtual ao permitir a identificação no meio digital/eletrônico. É importante saber que essa tecnologia confere a mesma validade jurídica ao documento assinado digitalmente do equivalente em papel assinado de próprio punho.

COMO OBTER?

1. Solicitar no próprio portal da internet de uma AC(Agencia Certificadora) escolhida a emissão de certificado digital. Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até três anos – armazenado em cartão ou token criptográfico).
2. Para a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a Autoridade Certificadora(AC) ou a uma Autoridade de Registro(AR) escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial(leia sobre mais abaixo) e será agendado diretamente no portal da AC que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários.
3. Quando o seu certificado digital estiver perto do vencimento, este poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.
4. Ao término do processo e com o certificado em mãos, Instale o CERTIFICADO DIGITAL em um computador de acordo com as instruções da Autoridade Certificadora.

AUTORIDADES CERTIFICADORAS:

CERTISIGN - http://www.certisign.com.br/certificado-digital/
SERASA EXPERIAN - http://serasa.certificadodigital.com.br/produtos/
FENACON - http://www.fenaconcd.com.br/web/guest/produtos/


RECOMENDAÇÕES AGENDA CONTÁBIL
Modelo do Certificado:

A AGENDA CONTÁBIL ressalta que cada modelo de Certificado Digital (A1 ou A3) tem suas características, limitações e validades diferentes. Ex: Para a utilização de sistemas “on-line” ou na “nuvem” na emissão de NF-e é necessário o Certificado Digital modelo A1.
Sendo assim recomendamos a verificação do modelo adequado para a sua utilização.

Validação Presencial:

A AGENDA CONTÁBIL recomenda que a Validação Presencial seja agendada em uma Autoridade Certificadora (AC), facilitando o processo de validação e emissão do mesmo. No entanto, além das Autoridades Certificadoras, para os empresários que não querem/podem se dirigir ao posto de atendimento para a VALIDAÇÃO PRESENCIAL, indicamos os Agentes de Registro, eles trabalham em parceria com ACBR (Autoridade Certificadora Brasileira de Registros) e oferecendo atendimento personalizado aos empresários e contadores, realizando todo o processo de Validação Presencial no cliente (será cobrada uma taxa para o serviço).

Nossas indicações:

CJR Digital (Cristiano Santos)
(61) 3711-2160 - (61) 99343-6969
cjrdigital@gmail.com

Sempre Tecnologia
(61) 3045-5090
www.semprecertificadodigital.com.br

Cliente: Após a obtenção do CERTIFICADO DIGITAL, entrar em contato com o Departamento de Tecnologia da AGENDA Contábil para darmos procedimento à outorga da PROCURAÇÃO ELETRÔNICA.