CERTIFICADO DIGITAL / PROCURAÇÃO ELETRÔNICA

INFORMAÇÕES
PROCURAÇÃO ELETRÔNICA

Para o andamento dos serviços digitais feitos através dos portais da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, RECEITA FEDERAL e GDF, a AGENDA necessita de uma PROCURAÇÃO ELETRÔNICA, essas por sua vez somente poderão ser assinadas e OUTORGADAS através de um CERTIFICADO DIGITAL da PESSOA JURÍDICA (e-CNPJ) e em alguns casos da PESSOA FÍSICA (e-CPF) do cliente.

CERTIFICADO DIGITAL

O certificado, na prática, equivale ao CNPJ ou CPF virtual ao permitir a identificação no meio digital/eletrônico. É importante saber que essa tecnologia confere a mesma validade jurídica ao documento assinado digitalmente do equivalente em papel assinado de próprio punho.

RECOMENDAÇÕES
MODELO DO CERTIFICADO:

A AGENDA CONTÁBIL recomenda a aquisição do Certificado Digital modelo A1 para a PESSOA JURÍDICA, se trata da opção mais versátil, podendo ser utilizado em sistemas "on-line" ou na "nuvem", de fácil instalação e inclusive em várias máquinas sem a necessidade de nenhum dispositivo físico para o funcionamento.

Para a PESSOA FÍSICA recomenda-se a aquisição do Certificado Digital modelo A3, pois alguns sistemas de Declaração da RFB aceitam a assinatura digital da PF somente neste modelo.


COMO OBTER?

1. Adquirir em uma AC(Autoridade Certificadora) a sua escolha. Os tipos/modelos mais comercializados são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até três anos – armazenado em cartão ou token criptográfico).
2. Para a emissão de um certificado digital é necessário que o responsável vá pessoalmente a AC(Autoridade Certificadora) ou a uma AR(Autoridade de Registro) escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial(leia sobre mais abaixo) e será agendado diretamente no portal da AC que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários.
3. Ao término do processo e com o certificado em mãos, instale o CERTIFICADO DIGITAL em um computador de acordo com as instruções da Autoridade Certificadora.

AUTORIDADES CERTIFICADORAS:

CERTISIGN - www.certisign.com.br
VALID - www.validcertificadora.com.br
SOLUTI - www.soluti.com.br
DIGITALSIGN - www.digitalsigncertificadora.com.br

RECOMENDAÇÕES:
VALIDAÇÃO PRESENCIAL

O processo de Validação Presencial é obrigatório para todas as emissões de Certificado Digital e além das Autoridades Certificadoras, para os empresários que não querem/podem se dirigir ao posto de atendimento para a validação presencial, a AGENDA CONTÁBIL recomenda os Agentes de Registro, eles trabalham em parceria com ACBR (Autoridade Certificadora Brasileira de Registros) e oferecendo atendimento personalizado aos empresários e contadores, realizando todo o processo de Validação Presencial no cliente (é cobrada uma taxa para o serviço).

Nossa indicação:
CJR Digital (Cristiano Santos)
(61) 3711-2160 / (61) 99343-6969
cjrdigital@gmail.com


CLIENTE: Após a obtenção do CERTIFICADO DIGITAL, entrar em contato com o Departamento de Tecnologia da AGENDA Contábil para darmos procedimento à outorga da PROCURAÇÃO ELETRÔNICA.